As doenças cardíacas também são comuns em animais idosos. De maneira geral, essas condições afetam a capacidade do coração de bombear eficientemente o sangue, resultando em uma má distribuição do sangue e oxigênio para os tecidos do corpo.
As doenças do coração estão entre as principais causas de morte em animais de estimação, e isso se deve, em grande parte, à demora em identificar os sintomas – e em buscar assistência especializada.
Normalmente os primeiros sinais de doença cardíaca em pets manifestam-se de forma sutil e não chegam a alarmar os tutores. Quando isso acontece, na maior parte das vezes, a enfermidade já está em um estágio muito avançado.
Deixamos aqui algumas dicas de sinais para observarem no seu animal: intolerância em atividades físicas e cansaço fácil, emagrecimento, tosse, dificuldade respiratória, aumento de volume abdominal, desmaios e cianose. Mas vale reforçar que quando o animal apresenta estes sinais significa que a doença ja está em um grau avançado e precisa de atendimento com urgência.
Para descobrir com antecedência, a recomendação é fazer exames cardíacos de imagem uma vez ao ano ou conforme a recomendação para o caso do seu pet.
O tratamento pode envolver medicamentos, restrição de atividade física e modificações na dieta.
E sobre precisar ser um especialista? SIM. PRECISA SER UM CARDIOLOGISTA a pessoa que vai passar a medicação.
Existem alguns vets por aí que passam medicações para o coração sem nem fazer um exame de imagem, mas saibam que esse tipo de conduta pode acelerar a piora da doença, gerar outros problemas de saúde e diminuir a qualidade de vida e longevidade do seu animal.
Agende uma consulta!!
Whatsapp (44)98413-1455
Av. Morangueira, 1128 - Maringá/PR